Dia 12 de junho o CCI Pintando o Sete convidou os pais para uma roda de conversa com a fonoaudióloga Sara Pini Faleiros Teixeira, com tema “Chupeta e mamadeira”.
Nos EUA o nome é “pacifiers”, que significa “pacificadores” sendo este mesmo o intuito na maioria das vezes, acalmar a criança, uma vez que o bebê em seu primeiro ano de vida encontra-se em uma fase oral do seu desenvolvimento, necessita sugar.
Nesta roda de conversa a profissional salientou os malefícios do uso prolongado das mamadeiras e chupetas pelas crianças:
Os dentes superiores precisam “vestir” os debaixo em uma mordida perfeita, mas em alguns casos a criança fica com uma abertura quando os dentes anteriores e laterais se juntam. Causando assim problemas ortodônticos de correção difícil, necessitando recorrer a um dentista e a um fonoaudiólogo.
- Problemas na fala:
Com o uso prolongado de chupetas e mamadeiras os músculos da face e inclusive a língua não se desenvolvem como deveriam e também não ocupam o seu lugar devido na boca. Além de a mordida ficar fora do lugar os músculos da face ficam flácidos, assim a criança tem dificuldade em articular os fonemas da maneira correta.
- Cárie de mamadeira:
11,7% das crianças no Brasil tem a chamada carie de mamadeira. Geralmente as crianças mamam antes de dormir e como já estão deitadas dormem e não é feito nenhum tipo de higienização na boca da criança após a mamada, desta forma, os resíduos do leite ficam parados na boca a noite toda, podendo assim ocasionar cárie.
Segundo um trabalho científico (Pedroso & Siqueira, 1997) que descobriu cistos de protozoários, larvas de helmintos em chupetas, Ovos de Ascaris lumbricoides, Enterobius vermiculares, Trihuris trichiura, Taenia SP e larvas de Ancylostomatídae foram encontrados em 11,63% das chupetas examinadas. Na grande maioria das vezes não se faz a higienização necessária ao cair no chão, alguns pais assopram, etc. Portanto, as chupetas São transmissores de enteroparasitos e coliformes fecais:
O Inmetro reprova chupetas e mamadeira necessitando que os produtos comercializados venham com o seguinte aviso:
“A criança amamentada ao seio não necessita de mamadeira e de bico.”
A fono também salientou sobre a posição em que as crianças geralmente mamam. Quando mamam deitadas correm o risco de desenvolver infecção do ouvido, pois existe um canal que liga a região nasal e oral ao ouvido (tuba auditiva). Essa tuba tem a função de igualar a pressão nos ouvidos com a pressão do ambiente. Para que não fique com a sensação de ouvido tapado. Ao mamar deitado acumula leite nessa região facilitando acúmulo de líquido e a entrada de bactérias no ouvido.
Boa noite tenho uma filha cm 12 anos anos ainda há tempo para correção ?
ResponderExcluir